12 de novembro de 2013

Como os pais podem ensinar os filhos sobre sexo?

 A resposta da Bíblia

      Quem deve ensinar os filhos sobre sexo? A Bíblia diz que essa responsabilidade é dos pais, e muitos deles acham úteis as seguintes sugestões:
  • Não fique constrangido. A Bíblia é franca quando fala sobre o sexo e os órgãos genitais, tanto é que Deus disse à nação de Israel que “os pequeninos” deviam ser ensinados sobre esses assuntos. (Deuteronômio 31:12; Levítico 15:2, 16-19) Você pode usar termos respeitosos que não tratem o sexo e as partes íntimas do corpo como vergonhosos.
  • Ensine aos poucos. Em vez de ter apenas uma longa conversa sobre sexo quando seu filho estiver perto da puberdade, dê cada vez mais detalhes à medida que ele ficar mais velho. — 1 Coríntios 13:11.
  • Ensine padrões de moral. Algumas escolas oferecem aulas de educação sexual. Mas a Bíblia incentiva os pais a ensinarem a seus filhos não só os aspectos físicos do sexo, mas também a conduta e os valores corretos relacionados ao sexo. — Provérbios 5:1-23.
  • Escute seu filho. Não se altere nem tire conclusões precipitadas se ele fizer perguntas sobre sexo. Seja “rápido no ouvir, vagaroso no falar”. — Tiago 1:19.

Como proteger seu filho de predadores sexuais



      Ensine a seu filho como agir caso alguém tente abusar dele
  • Informe-se. Procure saber como um molestador geralmente age. — Provérbios 18:15; veja o capítulo 32 do livro Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas, Volume 1.
  • Esteja atento ao que acontece com seu filho. Não permita que alguém tome conta dele sem se certificar de que a pessoa é confiável. Além disso, não deixe seu filho “solto”, ou seja, sem a devida supervisão. — Provérbios 29:15.
  • Ensine um conceito equilibrado sobre obediência. As crianças precisam aprender a obedecer aos pais. (Colossenses 3:20) Mas, se você ensinar seu filho a sempre obedecer a qualquer adulto, ele ficará vulnerável a abusos. Os pais cristãos podem dizer ao seu filho: “Se alguém disser para você fazer algo que Deus diz que é errado, não faça.” — Atos 5:29.
  • Encene situações que ajudem seu filho a se proteger. Ensine a seu filho como agir caso alguém tente fazer alguma coisa com ele quando você não estiver por perto. Encenar algumas situações poderá ajudá-lo a ter autoconfiança para dizer “Pare com isso! Eu vou contar para alguém!” e sair rapidamente do local. Visto que as crianças se esquecem das coisas facilmente, seria bom lembrar isso a seu filho “vez após vez”. — Deuteronômio 6:7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Permitir feed de blog